Como configurar rede no Hyper-V (Software de Virtualização da Microsoft)

microsoft_hypervDesde que estreou o Windows 8, estou usando ele. Uma das boas novas que veio com ele foi já ter integrado o Hyper-V. Para quem não conhece, o Hyper-V é um software da Microsoft para virtualização de Sistemas Operacionais. Tem muita gente que têm uma pequena dificuldade em trabalhar em rede com um Sistema Operacional virtualizado pelo Hyper-V. Bem, para quem já têm Sistema Operacional no Hyper-V é quer configurar a rede nele. Vamos aos passos.

Abrindo o Hyper-V Manager, na coluna mais à direita, tem o Hyper-V Switch Manager. Clicando nele, abrirá outra janela de configuração da rede virtual. Clique em New virtual network switch que está na coluna do lado esquerdo e na coluna da direita, clique na opção Internal e depois em Create Virtual Switch. Aparecerá a janela onde deve ser colocado o nome da rede virtual. Como já está marcada a opção Internal, basta clicar em Apply e depois em Ok. Depois que terminar a criação da rede virtual, terá que configurar o adaptador de rede.

Entre na Central de Rede e Compartilhamento do Windows e depois clique na opção Alterar as configurações do adaptador, localizado no lado esquerdo da janela. No meu caso, como uso rede Wi-Fi, vou clicar com o botão direito do mouse em cima do adaptador Wi-Fi e depois em Propriedades (Propertiers) . Na aba Compartilhamento (Sharing), deixe clicada a primeira opção que permite que outros computadores se conectem na rede através deste computador e selecione o adaptador que você deseja que acesse o compartilhamento de conexão (neste caso aparecerá o qual criamos no Hyper-V), depois clique em Ok e o adaptador de rede será reiniciado.

Após este processo, voltamos ao Hyper-V Manager, selecionamos a Máquina Virtual e com o botão direito do mouse clicamos em configurações (settings). Nas opções do lado esquerdo, clique em adaptador de rede (Network Adapter) e do lado direito, na parte superior tem o local para selecionar o seu adaptador de rede que estará usando, que é aquele que foi criado anteriormente. Agora é clicar em Ok e iniciar o sistema.

Uma das vantagens do Hyper-V é que se o sistema já está rodando na máquina virtual, não é necessário pará-lo para fazermos o processo acima. Podemos criar o adaptador de rede, configurá-lo e selecioná-lo no sistema sem precisar estar com ele desligado.

Espero poder ter ajudado. Tem outras configurações, mas, achei está por hora a mais rápida para explicar.

Anúncios

Sobre lucianogusso

Systems Analyst, working with information technology for nearly 23 years. I consider myself a generalist in this area because I like development, system administration, database administrations and others.

Publicado em 25/04/2013, em Virtualização e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: