Migração de Arquivos e Perfis de Usuários – Parte 1

Trabalho há muito tempo com a informática, e neste tempo tenho trabalhado direto com Departamentos de T.I. desde pequenas às grandes empresas.  O que tenho visto é que muitos dos profissionais de informática tem pecado na hora de fazer a manutenção e/ou troca de computadores de usuários. Muitas destas vezes verifiquei que tiveram que formatar o computador do usuário para trocar o sistema operacional ou trocar de hardware. Fizeram backups de arquivos que consideravam importantes mas esqueceram de fazer um backup dos perfis destes usuários. Pode ser que não acharam tão importante permanecer com tais perfis. Mas tem informações importantes que os usuários considera importantes e até a empresa, como por exemplo históricos de acessos a sites, site marcados como favoritos, logs de programas e assim por diante. Aqui começarei a falar sobre os métodos para fazer a migração dos perfis de arquivos dos usuários ao mesmo tempo.

Existem dois métodos para fazer transferência de e arquivos e perfis de usuários: o Windows Easy Transfer, que já vem instalado no Windows 7 e Windows 8. E o outro método é através do User State Migration Tool (USMT), programa de linha de comando que vem no pacote de ferramentas Windows Automated Installation Kit (WAIK). Neste artigo vou falar do primeiro método que é o Windows Easy Transfer, no próximo falarei do USMT. 

Nos casos que peguei para migração de perfis e arquivos a partir do Windows XP, foi necessário fazer o download do Windows Easy Transfer através do link (http://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?did=7349) e instalá-lo.

Abrindo o programa, verá a tela de Welcome (Benvindo) para fazer a migração como é mostrada na tela abaixo, lembrando que vai aparecer também se este é seu computador antigo ou o computador novo para definir se você vai migrar arquivos ou restaurar o arquivo migrado:

WET-1

Na próxima tela aparecerá qual o destino do seu arquivo de migração: se será via cabo  de transferência fácil, se irá transferir o arquivo para algum diretório da rede ou se usará uma mídia de CD/DVD ou USB Flash Drive.

WET-2

No caso acima, escolhi a terceira opção onde eu poderia está copiando o arquivo com as informações para um HD Externo por exemplo. Mas caso mude de opção e queira gravar em um diretório na rede, verá que está opção irá aparecer também ou poderá ser usada a seta no canto superior esquerdo para voltar à tela anterior.

WET-3

Após a seleção da opção do local de gravação do arquivo, aparecerá a tela, para apontar o diretório ou unidade de disco que será gravado o arquivo, definir o nome do mesmo e uma senha. Esta senha será criptografada no arquivo. Tanto o Windows Easy Transfer como o USMT usam senhas criptografadas.

WET-4

Na tela a seguir mostra o que você quer  migrar. É sempre bom você fazer todos estes processos como Administrador do Sistema, caso contrário o usuário só conseguirá migrar apena seu próprio perfil. Mas, enquanto Administrador, você pode selecionar todos os usuários que desejar. Repare que existe a opção de Opções Avançadas. Nesta situação você poderá definir que arquivos e diretórios vocês quer migrar e se existir arquivos importantes fora das pastas dos usuários que são consideradas importantes, nesta opção poderá ser inclusa também.

WET-5

Logo na tela abaixo mostra o que será migrado, caso queira incluir algo a mais, pode clicar na opção Customize (Customizar) que abrirá a mesma tela que a opção avançada.

WET-6

Clicando em transferir, o processo de criação do arquivo com os perfis e arquivos dos usuários será inicializado.

WET-7

Terminando este processo, é só  instalar o Sistema Operacional novo e migrar o perfil do usuário. Teve amigos que me perguntaram se não seria mais fácil fazer a atualização direto pelo CD/DVD. No caso do Windows XP, você não consegue fazer uma atualização direta para o Windows 7. Só faz a base de atualização inplace que seria você transferir os perfis dos usuários para depois restaurá-los. Outra forma que não possibilita atualização direta, é de um Sistema Operacional de Edição Professional para uma inferior como a Edição Home por exemplo. Também não é possível uma atualização de um S.O, de versão 32 bits (X86) para uma de 64 bits (X64).

Acho que é isso. No próximo artigo falarei da transferência USMT que é mais complexa e é através de linha de comando.

Anúncios

Sobre lucianogusso

Systems Analyst, working with information technology for nearly 23 years. I consider myself a generalist in this area because I like development, system administration, database administrations and others.

Publicado em 05/05/2013, em Backups, Sistemas Operacionais e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: