Tutorial: Boot do Windows 8 pelo Pen Drive

Bom dia Amigos!

Decidi escrever este artigo, pois, como estamos em uma nova fase onde há nova versão do Sistema Operacional da Microsoft está de cara nova e tem gente que me pergunta como fazer um Pen Drive de Boot do Windows 8 a partir de um computador que tenha o Windows 8 instalado. É claro que da mesma forma que das versões anteriores do Windows, iremos precisar também da midia de DVD do Windows 8. O que difere de criar um boot de dentro do Windows 7 para o do Windows 8, é a forma como é feita a execução do Prompt de Comando.

Quando iniciamos o Windows 8, iremos encontrar uma tela parecida com a da imagem abaixo. Com os tiles (blocos) que já vem por default no Windows 8.

win8_usmt0

Ao arrastarmos o ponteiro do mouse para o canto superior direito da tela, aparecerá uma coluna com algumas opções. Entre elas tem a primeira opção que é a Procurar como mostro na imagem abaixo.

win8_usmt1

Ao clicarmos nesta opção, aparecerá um campo para digitar o nome do programa, parte dele ou o nome comando que executa o programa. No caso abaixo, digitei CMD que é o comando que executa o Prompt de Comando. Repare que ao digitar o comando, não precisei clicar na lupa que já me trouxe algumas opções. Tem a opção de executar o Prompt em modo Administrativo ou sem esta necessidade. Eu clique na segunda opção que é o Prompt de Comando em modo de usuário, pois, para este processo não iremos precisar de permissões de administrador.

win8_usmt1_1

Na tela abaixo, é uma segunda opção para executar o Prompt de Comando. Na tela inicial do Windows 8, clicando no tile Área de Trabalho (Desktop), abrirá a tela conforme a imagem abaixo. É uma tela idêntica ao do Windows 7, tirando que na barra inferior não tem o botão do menu. Arrastando o mouse até o canto inferior esquerdo da tela e clicando com o botão direito do mouse, aparecerá um conjunto de opções para uso administrativo do sistema e entre eles está o Prompt de Comando em modo usuário e modo administrativo.

win8_usmt2

Daqui em diante, o processo de preparo do Pen Drive é semelhante ao do Windows 7.

Ao executar o Prompt de Comando, ele será mostrado na tela. Digitando o comando DISKPART e pressionando a tecla <Enter>, o UAC (User Account Control) pedirá permissão para executar 0 comando. Clicando em Sim, abrirá outra tela com o Prompt do DISKPART como mostro nas duas imagens a seguir.

win8_usmt4 win8_usmt5

Na tela do prompt do DISKPART, digite LIST DISK  e depois tecle <Enter>.  Aparecerá as informações referente aos discos conectados ao computador, conforme mostrado abaixo.

win8_usmt6

A seguir,  digitaremos o comando SELECT DISK Nº, onde Nº será o número do disco referente ao Pen Drive, no meu caso é o número 2. Tome cuidado para não digitar o número correspondente a outro disco.

win8_usmt7

Agora que a unidade USB está selecionada, os próximos comandos irão preparar o Pen Drive para receber os arquivos de instalação Windows 8.

win8_usmt9

Vale sempre lembrar de conferir se não existe nenhum arquivo importante no Pen Drive antes de digitar o próximo comando. A imagem acima mostra os comandos digitados e explicados a seguir.

Digite CLEAN e depois tecle <Enter>. Este comando limpará tudo o que tiver dentro do Pen Drive.

Após o comando de limpeza, criaremos a partição primária no Pen Drive com o comando CREATE PARTITION PRIMARY. Lembrando que sempre após digitar um comando, pressionar tecla <Enter>, para executá-lo.

A seguir usaremos o comando FORMAT FS=FAT32 QUICK o que formatará o Pen Drive para o formato Fat32 e a0 usar a opção Quick (não é o fundamental),fará processo de formatação de forma rápida.

Terminada a formatação digite ACTIVE e depois tecle <Enter>, para ativar a partição.

Digite EXIT  e tecle <Enter> para sair do Prompt do DISKPART e pode estar fechando a janela do Prompt de Comando também.

Terminado os processos acima, com a mídia de DVD do Windows 8 na leitora, abra o Windows Explorer, o qual está  na barra tarefas da Área de Trabalho, selecionando na coluna da esquerda a unidade correspondente onde se encontra a mídia de DVD do Windows 8,  aparecerá todo o conteúdo do DVD no lado direito do Windows Explorer. Selecione todos arquivos e pastas do DVD e copie todo o conteúdo para a unidade referente ao Pen Drive.  Caso encontre dificuldades ao encontrar o Windows Explorer, da mesma forma que executamos o CMD no início deste artigo, digite EXPLORER que será localizado o utilitário para você.

win8_usmt10 win8_usmt11

Pronto! Agora o Pen Drive já está pronto para ser utilizado.

Espero que este tutorial seja de grande utilidade.

Abraços,

Luciano Gusso

 
Anúncios

Sobre lucianogusso

Systems Analyst, working with information technology for nearly 23 years. I consider myself a generalist in this area because I like development, system administration, database administrations and others.

Publicado em 17/05/2013, em Sistemas Operacionais, Tutorial e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. No meu so aparece o hd

    • Bom Dia Henrique!
      Acredito que deve ser a configuração na BIOS do computador. Os computadores atuais praticamente todos tem a opção de boot via pen drive. Tente deixar o pen drive conectado e quando ligar seu PC aperte a tecla referente a escolha de boot. Dependendo da placa mãe, uns podem ser o F8 mesmo, outros tem o F10, F12. Na hora que ligar seu computador veja qual a tecla de opção de boot. Caso esteja fazendo este processo e na escolha do dispositivo de boot não apareça seu pen drive, entre na BIOS e terá que localizar a opção onde habilita a opção de boot via USB.
      Espero ter ajudado.
      Abraço.
      Luciano Gusso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: