Backup / Restore no Microsoft SQL Server 2012

Em um artigo anterior, expliquei em detalhes como instalar o Microsoft SQL Server 2012. Dando prosseguimento, explicarei como fazer backup do banco de dados e fazer sua restauração.

O programa utilizado neste procedimento será o Microsoft SQL Server Management Studio (SSMS) que é o programa utilizado para gerenciar e configurar bancos de dados SQL. Na versão full conseguiremos instalar o SSMS, pois, o mesmo já vem incluso no pacote de instalação. Já nas edições express do SQL Server, terá que ser baixado este pacote do SSMS e instalá-lo também.

Após instalado, o acesso ao Management Studio depende da edição do Windows que estará sendo usada. No Windows 7, pode ser acessado através do menu iniciar > Todos os programas >  Microsoft SQL Server 2012 > SQL Server Management Studio. Já na instalação do Windows 8, o Management Studio aparecerá na tela inicial, onde ficam os Tiles (Blocos). Terá que ser executado com permissão de Administrador. Para isso deverá ser clicado com o botão direito do mouse no Tile SQL Server Management Studio, aparecerá na parte inferior da tela algumas opções e uma delas será a opção de executar como Administrador. É nesta opção que clicaremos.

Após clicar para executar o programa, aparecerá a tela abaixo, que será onde devo me conectar ao SQL para poder gerenciá-lo. Como sou o administrador do computador e só eu uso o SQL Server, entrarei fazendo a autenticação por SQL. Caso tenha um usuário com permissões administrativas, poderá usá-lo para a conexão, caso não possua, pode usar o “sa” que é o administrador padrão do SQL. A autenticação poderá ser realizada também no modo windows, assim não pede nome de usuário e senha.

sql01

Conectado no  Management, aparecerá uma tela parecido como abaixo. Ao expandir a opção de Banco de Dados, aparecerá os bancos de dados implantados no SQL.

sql02

No meu caso, farei o backup do banco MDESTACIONAMENTO. Ao clicar com o botão direito do mouse em cima do banco que selecionei para o backup, aparecerá as opções para gerenciá-lo. Arrasto o ponteiro do mouse até a opção Tarefas e clico na opção Backup.

sql03

Aparecerá a tela abaixo, Na parte inferior desta janela, aparecerá Destino, onde será feito o backup do banco de dados. Por padrão, o diretório será dentro de uma subpasta do Microsoft SQL Server. Caso queira modificar a opção do destino, pode selecionar este destino, clicar em Remover, e depois clicar em Adicionar. Abrirá uma tela para você selecionar o destino e colocar o nome do Arquivo. Não esquecer de colocar no nome do arquivo a extensão .bak. Por exemplo MDESTACIONAMENTO.BAK.

sql04

Após configurado a opção de backup, basta clicar em Ok e começará o processo de backup e ao finalizar aparecerá a mensagem como mostrado na tela abaixo.

sql05

Para restaurar o backup, o processo é simples. Clicar com o botão direito do mouse em cima de Banco de Dados como mostrado na tela abaixo e depois clicar em Restaurar Banco de Dados.

sql06

Aparecerá a tela para selecionar a opção de restauração. Clicar na opção referente a dispositivo e  depois nos três pontos (…). Aparecerá a tela para adicionar o arquivo a ser restaurado.

sql07

Seleciono o meu backup do banco de dados que neste caso é o MDESTACIONAMENTO .bak que salvei mesmo no diretório padrão mesmo e ao clicar em Adicionar como se refere a tela acima abrirá o local padrão de backups do SQL Server.

sql08

Ao selecionar este backup e clicar em OK, aparece a opção de backup de backup no diretório selecionado e depois clicaremos em OK.

sql09

Em seguida, aparecerá a tela com as informações referentes ao banco de dados a ser restaurado como mostrado na tela a baixo. Repare o o MDESTACIONAMENTO aparece clicado e então iremos clicar em OK.

sql10

E então aparecerá a mensagem abaixo dizendo que o banco de dados foi restaurado.

sql11

Acho que é isso aí por enquanto. O processo de backup e restauração são parecidos. Não esqueça de notar se o backup atingiu os 100% e efetuou com sucesso.

Espero que ajude aos que necessitam.

Abraços.

Luciano Gusso.

Anúncios

Sobre lucianogusso

Systems Analyst, working with information technology for nearly 23 years. I consider myself a generalist in this area because I like development, system administration, database administrations and others.

Publicado em 27/09/2013, em Backups, SQL Server 2012 e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: