Tutorial: Criação do Windows PE (Disco de Reparo e Implantação do Windows)

Boa Tarde!

Como profissional de TI, tenho usado uma ferramenta poderosa e tenho reparado que muitos profissionais da área não se têm se lembrado desta ferramenta e que ajuda na hora de fazer instalações em larga escala do Windows, além de também possibilitar fazer reparos e solucionar problemas. Estou me referindo ao Windows PE (Windows PreInstallation Environment), ou seja, Ambiente de Pré-instalação do Windows. É um Sistema Operacional compactado que possibilita fazer implantações do Sistema Operacional (neste caso aqui o Windows 8), além de poder efetuar reparos e solucionar problemas no Windows. A criação padrão do Windows PE, já vem com suporte nativo à rede TCP-IP (como cliente), conjuntos de drivers de dispositivos para Windows X86 (32 Bits) ou X64, AMD64 (64 Bits), que possibilitam o uso do mouse, dispositivos UFD (Unidade Flash Drive) DVD. Inicialmente, o Windows PE foi preparado com a finalidade de implantação do Windows em larga escala. Depois deste sistema iniciado, terá acesso aos compartilhamentos da rede local possibilitando assim iniciar a instalação do Windows. Hoje esta mídia tem sido criada também para solucionar problemas e reparos na instalação local.

Neste artigo mostrarei os passos para a criação desta mídia, mostrando a forma mais simples de criar esta mídia. Também tenho como customizar criação do Windows PE através do Gerenciador de Imagens de Sistema do Windows,  podendo incluir aplicativos e alterar configurações.

O primeiro passo a fazer é baixar o Windows ADK que é uma coleção de ferramentas e documentações para automatizar a implantação do Windows e que entre a ferramentas inclusas está o de criação do Windows PE e o Gerenciador de Imagens de Sistema do Windows. Pode ser baixado clicando aqui e caso necessite de ajuda para a sua instalação, a Microsoft disponibiliza um guia para esta instalação e que pode acessar clicando aqui.

Após ter instalado o Windows ADK, iremos iniciar o Ambiente de Ferramentas de Implantação e Geração de Imagens . Como tenho instalado o Windows 8.1, os Tiles (Blocos) da instalação das ferramentas não foram adicionados na minha tela inicial, então o processo mais rápido e simples é clicarmos na  lupa (que aparece ao arrastarmos o mouse no canto superior direito para baixo), para localizarmos a ferramenta, como é mostrado na  imagem abaixo. No meu caso, digitei Ambiente e já localizou a ferramenta. Como iremos precisar de privilégios administrativos para esta ferramenta, clicaremos com o botão direto do mouse em cima dela e em seguida clicaremos em Executar como administrador.

imagem1

Abrirá a tela de prompt de comando já dentro da pasta do Windows ADK.

imagem2

Digitaremos cd .. para retornarmos a uma pasta anterior e então digitaremos cd “Windows PreInstallation Environment” e clicaremos em <Enter> para entrarmos nesta pasta.

imagem3

imagem4

Já dentro desta pasta, vamos usar o comando dir <enter> para verificar o que temos nesta pasta. Observando a imagem abaixo, vimos que tem a pasta amd64 e a pasta x86. Ficará a critério de quem criar o disco do Windows Pe para qual edição do Windows vai querer criar a mídia.

imagem5

Então usaremos o comando copype.cmd amd64 e:\winpe_64, onde o comando copype.cmd servirá para copiar os arquivos necessários para a mídia. A opção amd64 é para copiar os arquivos referente a edição 64 bits e e:\winpe_64, será criada a pasta winpe_64 no diretório e: (é a partição que tenho no meu HD) e também copiará os arquivos para dentro desta pasta.

imagem6

Ao terminar de copiar os arquivos, verificaremos que no prompt de comando estaremos dentro desta pasta criada.imagem7

Agora retornaremos à pasta de Instalação do Windows PreInstallation Environment (Windows PE). Caso não saiba como retornar para esta pasta, feche o Prompt de comando atual e execute novamente os passos iniciais deste tutorial até entrar na pasta do Windows PE. Já dentro desta pasta, iremos executar o comando MakeWinPEMedia.cmd para criarmos a imagem ISO para gravarmos em uma mídia. Então digitaremos MakeWinPEMedia /ISO e:\winpe_64 e:\winpe_64 e clicaremos em <enter>, onde /ISO é o tipo de arquivo a ser criado, e:\winpe_64 é o diretório da mídia do Windows PE criada e o e:\winpe_64.iso é o arquivo de imagem criado no diretório e: e que será usado para gravar em uma mídia de CD ou também poderá ser usado também para criar um pendrive inicializável.

imagem13

Pronto agora esta criado a midia do Windows PE para implantação do Windows em larga escala ou até para reparar e solucionar problemas do sistema.

Espero ter ajudado.

Luciano Gusso

Anúncios

Sobre lucianogusso

Systems Analyst, working with information technology for nearly 23 years. I consider myself a generalist in this area because I like development, system administration, database administrations and others.

Publicado em 10/10/2013, em Manutenção, Sistemas Operacionais, Tutorial, Windows 8 e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: