Desabilitando a opção de Boot Seguro UEFI (Para Profissionais de TI)

Recentemente, peguei um notebook de um cliente meu que havia acabado de comprá-lo. Como vem com aquelas configurações e instalações de aplicativos desnecessários instalados e que só servem para poluir o ambiente de trabalho, decidi fazer uma instalação limpa (do zero) e também recriar as partições do HD já que nas configurações de fábrica eles utilizam uma única partição para a instalação do Sistema Operacional.

Os novos laptops (notebooks) ou desktops (comutadores de mesa), com chipstet Intel 64 bits(X64), vêm com um novo sistema de boot denominado UEFI (Unified Extensible Firmware Interface). É uma forma de boot mais rápida e segura do Sistema Operacional.  É uma forma de boot mais rápida e segura do Sistema Operacional que impede que terceiros instalem uma nova versão do Windows ou que seja feita uma formatação acidental da partição onde está instalado o Windows.

Neste novo sistema de booot,quando tentamos reinstalar um Sistema Operacional, nos impossibilita retornando assim a recuperar o Sistema a partir da sua partição de recuperação do sistema.

Supondo que você já saiba o que é a Bios do Sistemas e como alternar entre as prioridades de boot, irei logo ao que interessa.

UEFI-02-600x377

Como alternar para outra opção de boot que não seja a UEFI?

Para podermos formatar e reinstalar o sistema operacional, o primeiro passo é entrar na BIOS (Basic Input Output System) e alterar a opção de Boot UEFI e a sequência de boot. Para acessar a BIOS do computador, a tecla de atalho usada geralmente é a Del (delete). Ao reiniciar o computador, já na primeira tela, irá aparecer a tecla de atalho correspondente para entrar na Bios. Como mencionei anteriormente, a tecla Del é a mais comum, mas, pode ser outra dependendo do fabricante.

Ao entrar na Bios, terá que localizar a opção correspondente ao Secure Boot (inicialização segura) e desativá-la e alterar a opção referente ao UEFI para a opção Legacy. Após alterar estas opções, altere a sequência de Boot do seu sistema para o dispositivo referente à leitora de DVD, caso for instalar o novo sistema via mídia de DVD, ou coloque como primeira opção para o seu dispositivo USB, caso for instalar via Pen Drive, ou então pelo dispositivo network, caso for instalar via rede. Agora basta salvar as configurações da Bios usando a tecla F10 que é a tecla de  atalho usada normalmente para esta função e ao reiniciar o computador, fazer a instalar do Sistema Operacional como o de costume.

boot_uefi_bios_mode

Caso queiram informações de como criar um Pen Drive Bootável, clique aqui para Windows 7 ou aqui para o Windows 8. E para saber como instalar o Windows 8.1 do zero, clique aqui.

Alguns sites, alegam que este novo tipo de Sistema (o UEFI) é uma parceria da Intel com a Microsoft para proteger contra alterações na forma de Boot impedindo assim que instale outro Sistema Operacional. No meu caso, apesar de criar tutoriais sempre em cima de produtos Microsoft, não defendo nenhuma “bandeira” e então não posso dar uma opinião a favor ou contra já que não tenho uma opinião formada a respeito disso.

Abraço.

Luciano Gusso

Anúncios

Sobre lucianogusso

Systems Analyst, working with information technology for nearly 23 years. I consider myself a generalist in this area because I like development, system administration, database administrations and others.

Publicado em 12/11/2013, em Dicas, Sistemas Operacionais, Tutorial e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: