Aumentando armazenamento interno de Tablet com Android

Como escrevi este artigo para o site Profissionais TI, estou replicando aqui para quem não acompanha este site.Hoje decidi fugir um pouco do escopo dos meus posts para auxiliar àqueles que, como eu, tiveram problemas com a memória interna de armazenamento de tablets com o Sistema Operacional Android.

Para aqueles que gostam de encher o tablet com jogos e apps e acaba ficando frustrado, pois, o armazenamento dele é limitado, aqui vou explicar como alterar a memória interna pela externa.

Primeiramente, iremos precisar de três (3) apps que estão disponíveis no Google Play, sendo os três gratuitos. O primeiro é o Superuser, que vai precisar para dar permissões administrativas para alguns apps. O segundo é o linksd que serve para mover apps instalados da memória interna do tablet para o MicroSD e assim liberar espaço na memória interna. E o terceiro é o Root Explorer, para poder acessar as pastas do sistema e que dará a opção de leitura e gravação dentro delas.

Após instalar estes três apps, abra primeiramente o app Superuser que se encontra no tablet. Não vai precisar fazer nada, apenas aceitar os termos de uso e depois sair dele.

Agora iremos abrir o Root Explorer e então navegaremos até a raiz, dentro dela localizar pasta etc e entrar nela.

Screenshot_2014-01-15-14-00-28

Na pasta etc iremos localizar o arquivo vold.fstab e abrí-lo no editor de texto que já se encontra no tablet, conforme as imagens mostradas abaixo.

Screenshot_2014-01-15-14-00-36

Screenshot_2014-01-15-14-00-43

Screenshot_2014-01-15-14-00-50

Quando instalamos um app, em muitos casos por padrão é instalado na memória interna. Através do aplicativo linksd, podemos movê-lo para o cartão SD. Neste caso, ele irá mover para o cartão SD que já vem interno no tablet e que muitas vezes é um tamanho bem limitado para muitas instalações. Então, se tivermos um cartão micro SD maior, como por exemplo, um de 8 Gb ou 16 Gb, poderemos deixa-lo como se fosse o interno e assim mover os aplicativos para ele.

Gostaria só de enfatizar que este cartão micro SD que compramos e colocamos no tablet, serve mais para armazenamento de dados ou documentos pessoais, mas, se quesermos mais espaço para instalar apps, é este processo que estamos fazendo. Não quer dizer que não possa usá-lo também como armazenamento de outros dados.

Agora continuando, ao abrir o vold.fstab em modo texto, repare que as três últimas linhas constam as instruções para montar os dispositivos de armazenamento e os pontos de montagens deles.

O que precisamos fazer é bem simples, basta trocar o /mnt/sdcard pelo /mnt/extsd e na linha seguinte (penúltima linha) /mnt/extsd pelo /mnt/sdcard como é mostrado nas imagens a seguir.

Screenshot_2014-01-15-14-07-26

Screenshot_2014-01-15-14-01-04

Terminada a alteração, salve o arquivo quando sair e deligue o tablet. Ao ligar o mesmo novamente a memória interna SD do tablet será a maior que você comprou e a memória externa será a que está interna no tablet.

Acho que é isso. Espero ter ajudado a quem necessite.

Abraços

Anúncios

Sobre lucianogusso

Systems Analyst, working with information technology for nearly 23 years. I consider myself a generalist in this area because I like development, system administration, database administrations and others.

Publicado em 16/01/2014, em Android, Dicas, Tutorial e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: