Siglas de Cargos dentro de uma Organização.

Bom dia amigos!

Há algum tempo, venho querendo escrever um artigo para explicar melhor sobre alguns cargos dentro de uma organização. Muitas vezes, sendo em clientes ou dando aula aos meus alunos, me perguntam o significado de tal sigla que leram em um artigo e qual sua função. É claro que dependendo do conteúdo descrito nos artigos, já dá para se ter um noção que se refere a um cargo alto e de muita importância dentro de uma organização.

Então, como eu já tinha uma ideia de fazer um artigo que descrevesse sobre estas principais siglas e suas funções, decidi descrevê-las hoje. É claro que hoje existem uma infinidade de cargos de TI, mas aqui estou descrevendo os altos e principais cargos.

Espero que possa estar ajudando a quem necessite consultar.

 Vamos às siglas:

CEO

Chief Executive Officer, ou seja, Chefe do Setor Executivo.

É o cargo de maior responsabilidade ou de maior autoridade dentro de uma organização.

Este posto só pode ser ocupado somente por um membro da  organização, apesar de eu já ter lido em alguns artigos espalhados na internet que pode ter mais de um CEO dentro da mesma Empresa. Particularmente, eu não conheço nenhuma empresa que contenha mais que um CEO em sua pirâmide.

Todos os outros executivos, se reportam e prestam contas ao CEO.

 

CFO

Chief Financial Officer, ou Chefe do Setor Financeiro.

É o responsável pelo planejamento financeiro da Organização. Apesar de ouvirmos falar que quem detêm o dinheiro manda na Empresa, o CFO se reporta ao CEO, mas mesmo o CEO sendo o superior, o CFO tem total autonomia e liberdade para liberar ou vetar projetos, pois os mesmo, necessitam que seja liberado os recursos financeiros.

Para liberar os projetos, o CFO analisa a viabilidade do projeto, se o retorno do invertimento é garantido e em quanto tempo terá este retorno para depois liberar a execução do projeto. 

CIO

Chief Information Officer, ou Diretor-Executivo de Informação.

Creio que este é o cargo é que mais vemos em artigos. Sempre quando lemos ligados à tecnologia, a sigla CIO sempre aparece. Aqui não existe muito detalhes para relatar. Ele é o responsável pela tecnologia de informação em uma companhia ou organização.

Tudo que passa dentro do setor de TI (Tecnologia da Informação) e que precisa de um planejamento estratégico, chega aos conhecimentos do CIO. 

 

CTO

Chief Technical Officer, ou Chefe do Setor Técnico.

Comanda a infra-estrutura da área de tecnologia. Enquanto o CIO é o responsável pelo planejamento estratégico, o CTO planeja e coordena a execução de expansão e manutenção da infra-estrutura de TI de uma organização.

Resumindo é o responsável por toda a infra-estrutura de TI.

Abraços,

 

Luciano Gusso

Analista de Sistemas

Anúncios

Sobre lucianogusso

Systems Analyst, working with information technology for nearly 23 years. I consider myself a generalist in this area because I like development, system administration, database administrations and others.

Publicado em 05/03/2014, em Carreira e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: