Editando tabelas direto no SQL Management

Opa pessoal!

Há algum tempo estava querendo criar este artigo com algumas dicas básicas para a administração do banco de dados em linguagem SQL.

Apesar de não ser especialista em SQL, tenho administrado sem problemas bancos de dados criados em linguagem SQL. Nos meus atendimentos que faço aos meus clientes, os profissionais de TI destas empresas querem sempre tirar dúvidas de como inserir, alterar ou excluir registros nas tabelas do banco de dados diretamente nele e a partir daí me surgiu a ideia de colocar estas práticas em um pequeno tutorial.

Para poder incluir registros em determinado banco de dados, você precisa ter conhecimento do seu dicionário de dados para saber a respeito das tabelas que se encontram neste banco de dados.

Aqui, vou demonstrar como usar alguns comando básicos para alterar, incluir e excluir registros de uma determinada tabela.

Vou usar como exemplo um banco de dados de um software de acesso com o qual trabalho.

Primeiramente terá que ter instalado o SQL Server 2005 ou posterior e o SQL Server Management corresponde a esta versão do SQL. O Management é o software que faz o gerenciamento dos bancos de dados. Existem outras opções de softwares de gerenciamento, porém aconselho usar o Management que é mais completo e robusto. Lembrando que a versão Express Edition é distribuída gratuitamente.

Como já criei um artigo anterior referente a instalação e configuração do SQL Server, não irei entrar neste assunto.

Suponto que o banco de dados já está criado e  em funcionamento, para administrá-lo, iremos abrir o SQL Server Management.

 

sqlalt1

O banco de dados que irei usar como exemplo é o RBACESSO_V100, que já está implantado e funcionando conforme vemos na relação de banco de dados situado no Pesquisador de Objetos situado na coluna da esquerda.

O  primeiro passo que quero fazer, é verificar os registros que se encontram nesta tabela que quero fazer as devidas alterações e para isso irei clicar em Nova Consulta.

sqlalt2

Agora, para efetuar a consulta dos registros, irei digitar na tela de consulta use RBACESSO_V100 e depois clicarei <enter> para ir para a próxima linha. Reparem que ao começar a digitar o nome do banco, já aparece ele entre as opções existente e então podemos clicar em cima dele.

sqlalt3

Agora que citei na linha anterior que banco de dados irei usar, na linha seguinte colocaremos a instrução para listar os registros de determinada tabela. A instrução a ser usada é SELECT * FROM dbo.USUARIO. Reparem que ao digitar dbo. abrirá uma janela com todas as tabelas correspondentes a este banco de dados citado com o comando USE. O comando select irá lista os registros da tabela, o * (Asterisco) irá listar todos registros da tabela dbo.USUARIO. Se você já conhece todas as tabelas que se encontram no banco de dados pode colocar USUARIO ao invés de dbo.USUARIO. Coloquei o dbo. para poderermos visualizar que irá mostrar todas as tabelas existentes.

sqlalt4

As instrução de listagem está pronta agora clicaremos em Executar ou pode clicar diretamente na tecla F5.

sqlalt5

Ao ter executado a instrução, reparem que aparecerá os registros existentes nesta tabela na parte inferior central logo abaixo da instrução de consulta.

sqlalt6

Agora que temos uma ideia de como listar os registros, nesta tabela irei alterar como exemplo o nome de login do usuário recepção para TESTE.

Então na tela de consulta, iremos digitar a instrução de qual banco iremos estar utilizando e que será USE RBACESSO_V100. Na linha seguinte colocaremos a instrução UPDATE dbo.USUARIO (pode ser também apenas USUARIO sem o dbo) para a alteração ou atualização de um registro da tabela USUARIO.

Na linha seguinte iremos apontar para qual campo dentro da tabela USUARIO queremos fazer a alteração e para isso usaremos o comando SET. Reparem que será listado os campos disponíveis dentro da tabela USUARIO. Como quero alterá o nome de login de um determinado usuário para TESTE, esta linha de instrução ficará assim: SET USU_LOGIN = ‘TESTE’. Quando o campo se referir a dados alfanuméricos o conteúdo do campo deverá estar entre o símbolo ‘ (Apóstrofo).

sqlalt7

Na linha seguinte, irei apontar para qual registro quero efetuar a alteração do nome de login e que neste caso quero alterar o nome referente ao usuário número 2. Aqui neste banco de dados, os registros da coluna USU_NUMERO são chaves primárias e sendo assim, não podem ser efetuadas alterações neste campo. Conforme o dicionário de dados que possuo deste banco, os números deste campo são gerados automaticamente e identificam cada usuário. Então, continuando, a instrução desta linha ficará assim: WHERE USU_NUMERO = 2 e então podemos clicar em Executar ou apertar diretamente a tecla F5.

Só pararesumir, na tabela USUARIO do banco RBACESSO_V100, iremos alterar o nome do usuário do registro 2 para TESTE.

sqlalt8

Reparem que ao ter executado as instruções, aparecerá de quantas linhas foram afetadas. Sinal que deu certo. Caso tenha ocorrido algum erro, apareceria em qual linha e/ou campo que possui o erro. Um exemplo de erro que pode acontecer é de tentar incluir ou alterar dados numéricos em um campo que é para dados alfanuméricos. Lembrando que dados numéricos não são colocados entre Apóstrofos.

sqlalt9

Só para visualizarmos que houve com sucesso esta alteração, usaremos a instrução para visualizar  os registros. Caso queira, poderá colocar a terceira linha com a instrução WHERE USU_NUMERO = 2, para visualizar apenas este registro.

sqlalt10

Agora para inserir um registro à tabela USUARIO, iremos digitar USE RBACESSO_V100 para apontarmos o banco de dados que iremos utilizar, na linha seguinte colocaremos a INSERT INTO USUARIO (USU_LOGIN, USU_SENHA) que indica que iremos inserir dados dentro da tabela USUARIO apenas para os campos USU_LOGIN, USU_SENHA. E na linha seguinte coloremos VALUES  (‘LUCIANO’, ‘L123’) que se refere aos valores que iremos inserir nestes campos e que no caso são LUCIANO e L123.

Como só pedimos para inserir novos dados para apenas estes dois campos, as outras tabelas será preenchida como NULL ou o valor automático referente a este campo e então clicaremos em Executar ou F5.

sqlalt11

Só para verificarmos, vamos fazer um SELECT nesta tabela para ver se o dado foi incluído como é mostrada na imagem abaixo.

sqlalt12-1024x556

Para excluirmos um registro é bem simples. Colocaremos a instrução USE RBACESSO_V100 para usarmos este banco como mencionado anteriormente. Na linha seguinte colocaremos a instrução DELETE FROM USUARIO, para excluirmos um registro da tabela USUARIO e na linha seguinte colocaremos WHERE USU_NUMERO = 12 que indica que iremos excluir o registro número 12.

sqlalt13

 

Bom acho que é isso pessoal. São comandos básicos mas que são interessantes para estar compartilhando.

Abraços e até a próxima.

Luciano Gusso

Anúncios

Sobre lucianogusso

Systems Analyst, working with information technology for nearly 23 years. I consider myself a generalist in this area because I like development, system administration, database administrations and others.

Publicado em 15/09/2014, em Bancos de Dados, Dicas, Tutorial e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: