Update do Windows 8.1 para o Windows 10

Boa Tarde Pessoal!

Segue o artigo que criei para o site Profissionais de TI sobre a atualização do Windows 8.1 para o Windows 10 Technical Preview.

Talvez não seja segredo para ninguém que o lançamento da versão RTM do Windows 10 está para ser lançada no início do segundo semestre deste ano. A Microsoft anunciou que esta será a última versão do Windows, o qual pretende unificar entre os dispositivos móveis e PCs. A boa notícia é que quem usa a versão pirata do Windows 7 e Windows 8.1, poderá fazer a atualização para o Windows 10 e ativá-lo por um ano, tornando-o legítimo.

Neste tutorial, vou demonstrar como fazer a atualização para a versão Techinical Preview disponibilizada pela Microsoft para que os profissionais de TI possam fazer testes, apontar possíveis bugs, sugerir melhorias e implementações. Uma das vantagens de instalar a versão preview está no fato de poder testar as funcionalidades da nova versão do Windows antes de chegar nas mãos do usuário final.

Bom, como profissional de TI, não pude deixar de instalar esta versão tanto no meu notebook como no celular e ir contribuindo junto com outros milhares no aperfeiçoamento deste Sistema Operacional e conforme saem atualizações de correções de bugs e melhorias, já poderemos ir testando.

Segundo a Microsoft, os que estiverem com a versão Tecnical Preview instalada, também poderão atualizar para a versão final do Windows 10.

Para àqueles que querem fazer a upgrade do Windows  8.1 para o Windows 10 Tecnical Preview e começar a testar as funcionalidades desta nova versão do Windows, o primeiro passo a fazer é se cadastrar no Windows Insider para que possa se tornar um “testador” do Windows. Clique aqui para se cadastrar.

Ao acessar o site, terá que clicar em Introdução para prosseguir com o registro.

windows10_1

O próximo passo é dar o aceite no contrato do programa.

windows10_3

Ao ter aceitado o contrato, entrará na tela de boas vindas do Windows Insider, onde iremos selecionar o computador para podermos fazer a upgrade do Windows. No caso do celular, poderemos baixar o app do Windows Insider direto do celular e então fazermos a atualização a partir dele.

windows10_4

Na tela a seguir, terá informações úteis referente a atualização para a nova versão do Windows, e então clicaremos em Baixar Preview.

windows10_6

Ao clicar em baixar preview, seremos direcionados para a próxima tela, onde deveremos clicar em Iniciar atualização agora. Se estivermos usando o Internet Explorer, aparecerá na parte inferior do navegador a opção de efetuar o download, mas como queremos começar a atualização agora, clicaremos em Executar. Para aqueles que estão utilizando, por exemplo, o Google Chrome que faz o download automático, podemos clicar neste aplicativo ao terminar de baixar para executá-lo.

windows10_8

Ao executar este aplicativo, iniciará o processo de atualização que conta com algumas etapas.

windows10_9

Ao terminar de preparar a atualização, irá reiniciar o computador.windows10_10

Após ter reiniciado o computador, seremos direcionados para a tela do Windows Update, onde serão verificadas novas atualizações.

windows10_11

Ao terminar de verificar novar atualizações, aparecerá a atualização referente a nova versão do Windows e então clicaremos em Iniciar para começar a fazer o download.

windows10_12

E então começa a baixar a atualização.

windows10_14

Ao terminar de baixar, começa o processo de instalação da atualização.

windows10_15

Ao terminar a etapa de instalação da atualização, aparecerá a tela dos termos de licença onde devemos clicar em Eu aceito.

windows10_17

E em seguida começa a verificar as configurações do PC.

windows10_18

Ao terminar de verificar, aparecerá a tela onde devemos clicar em Iniciar atualização.

windows10_19

O ter clicando em Iniciar atualização, o computador será reiniciado e continuará com o processo de atualização como é mostrado na tela a seguir. As duas imagens a seguir foram tiradas a partir do meu celular, pois como a atualização continua antes de iniciar o Windows, não foi possível fazer o print.

WP_20150519_20_34_26_Pro

Ao terminar o processo de atualização conforme a imagem anterior, continuará fazendo a atualização antes de entrar no sistema, como é feito com outras atualizações.

WP_20150518_21_35_56_Pro

Ao terminar as atualizações,  o Windows 10 será iniciado, onde pedirá o seu login, instalará novos aplicativos. Está versão já vem com o Project Spartan, que é o novo navegador da Microsoft e o qual já está denominado como Edge.

windows10_20

No canto inferior direito, conta com a opção de notificações como existem também na versão mobile.

windows10_21

Conta também com o Cortana, que é o assistente virtual da Microsoft. Na tela abaixo é mostrada a opção de alternar entre diversas janelas abertas, além de muitas outras novidades.

windows10_22

Acho que é isso pessoal.

Como demonstrei não há complicação na atualização. Para aqueles que não gostaram desta atualização, poderá ser retornada para a versão anterior através da midia do Windows 8.1.

Abraço e até a próxima.

 

 

Anúncios

Sobre lucianogusso

Systems Analyst, working with information technology for nearly 23 years. I consider myself a generalist in this area because I like development, system administration, database administrations and others.

Publicado em 21/05/2015, em Microsoft, Tutorial, Windows 10, Windows 8.1 e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: